Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
A casa e o ladrão

A Casa e o Ladrão

  • Sonhador: Marilda Camargos
  • Cidade: Catalão – GO
  • Profissão: Web Designer

Eu sonhei que estava em minha casa. Não conheço o imóvel do sonho, mas sei que era minha casa, uma casa simples, mas aconchegante. Na sala havia um homem deitado no sofá com alguns ferimentos e eu cuidava dele limpando as feridas. De onde eu estava podia ver o quarto e em cima da cama havia outro homem que também estava ferido e duas mulheres cuidavam dele. Parece que os dois homens tiveram uma briga e ambos terminaram feridos. No momento seguinte eu fiquei sozinha na mesma casa e havia uma porta larga de vidro que era de deslizar, essa porta estava aberta eu olhei através dela. Lá fora o sol estava muito forte e havia um homem jovem, de cabelos longos abaixo dos ombros, ele estava sem camisa. Este homem olhava para dentro da minha casa fixamente e sorria, mas não era um sorriso amigável, ele queria assaltar minha casa. Ele caminhou em direção à porta e quando se moveu eu o empurrei impedindo que ele entrasse. Olhei para fora e vi que havia outro homem em cima de uma moto esperando para ajudar o amigo na fuga. Caído no chão o jovem olhou pra mim e se levantou furioso e atacou novamente. Eu entrei em luta corporal com ele e venci, empurrei-o para fora todas as vezes que ele atacou, todas as vezes ele caiu no chão e eu dizia “vá embora ou você vai se machucar”. Na terceira tentativa o homem mostrou a mão direita cheia de arranhões, sangrando. A mão parecia ser grande demais em proporção ao restante do corpo. Então o homem desistiu do assalto e foi embora com o amigo na moto com uma expressão de dor no rosto.


Seu sonho apresenta símbolos de conflitos internos, proteção e superação de desafios. Vamos analisá-lo por partes:

Análise

1. Sua Casa (Ambiente do Sonho)

No sonho, sua casa não era um imóvel que você conhecesse na vida real, mas ainda assim, você sabia que era seu lar. A casa nos sonhos frequentemente representa a psique do sonhador, ou seja, sua mente, emoções e sua vida interior. O fato de ser simples, mas aconchegante, pode indicar que você se sente confortável consigo mesmo, mas ainda há aspectos desconhecidos dentro de você que precisam ser explorados.

2. Os Homens Feridos e o Cuidado

Você encontrou dois homens feridos dentro de sua casa e cuidando de um deles. Isso pode representar uma tendência de tentar curar, ajudar ou proteger pessoas emocionalmente machucadas. Como os dois homens preparados brigado, pode ser que você esteja lidando com um conflito interno, talvez entre duas forças opostas dentro de você, como razão e emoção, passado e futuro, ou até mesmo aspectos de sua própria personalidade que estão em confronto.

As duas mulheres que ajudaram o outro homem podem simbolizar apoio externo ou partes de sua psique que também estão lidando com esse conflito.

3. O Ladrão e o Ataque à Casa

O homem jovem e sorridente que queria invadir sua casa pode simbolizar uma ameaça externa ou um medo inconsciente de perder algo importante. O fato de ele estar sem camisa pode indicar uma vulnerabilidade aparente, mas com interesse oculto. A porta de vidro simboliza a separação entre sua vida privada e o mundo exterior. Como ela estava aberta, isso pode indicar que você está exposto ou vulnerável a alguma situação.

O ladrão insistente representa desafios ou pessoas que tentam invadir sua paz interior. Pode ser uma situação ou alguém em sua vida que está tentando se impor com você, testar seus limites ou tirar algo valioso (sua energia, confiança, segurança emocional). O cúmplice na moto sugere que essa ameaça não está sozinha, podendo simbolizar influências externas que reforçam esse perigo.

4. A Luta e a Superação

Sua luta no sonho é muito importante: você não cede ao invasor, pelo contrário, você luta bravamente e o expulsa repetidas vezes. Isso indica que você tem força e determinação para enfrentar desafios e proteger aquilo que é seu. Você avisa ao agressor que ele pode se machucar se continuar, o que pode refletir uma tomada de consciência de que você tem poder sobre a situação e que não permite que ninguém lhe cause danos.

Uma mão arranhada e desproporcional pode simbolizar que esse “inimigo” (seja uma pessoa, um medo ou uma dificuldade) tentou te atingir, mas saiu mais machucado do que você. Isso reforça sua posição de força e sua capacidade de resistência.

5. O Significado Geral

Seu sonho pode refletir um período de enfrentamento de desafios e necessidade de proteger sua paz. Você pode estar passando por um momento em que precisa estabelecer limites com pessoas que tentam invadir sua privacidade ou tirar vantagem de você. Ele também indica que, apesar das dificuldades, você tem controle sobre sua própria vida e não permite que forças externas prejudiquem.

Se há alguma situação recente em que você precisa se impor, esse sonho pode ser um reflexo disso. Ele traz uma mensagem positiva: você é forte e capaz de vencer qualquer ameaça que tente desequilibrar sua paz interior .

Resposta do Sonhador

A alguns meses eu tomei uma difícil decisão de deixar uma instituição da qual eu participava, onde eu me doava muito, era muito cobrada, muitas vezes explorada, e não havia nenhum reconhecimento ou respeito por todo o trabalho voluntário que eu fazia. Essa instituição ocupava boa parte do meu tempo, dos meus recursos e de toda a minha vida. Após deixá-la eu consegui alcançar uma paz interior muito grande, estou vivendo um período de tranquilidade que eu não tinha a muito tempo. Recentemente uma pessoa daquela instituição me procurou solicitando meus trabalhos voluntários novamente, ela foi contundente e agiu como se aquilo fosse uma obrigação que eu estava deixando de cumprir e isso abalou a minha paz. Porém eu não cedi e fiquei firme no propósito de não me envolver novamente. Tenho duas amigas naquela instituição que me dão apoio e eu as vejo com frequência. Tudo no sonho fez sentido: a casa como a minha paz interior, o ladrão querendo roubar minha tranquilidade, minha firmeza em não permitir isso, os dois homens representando meus conflitos internos e até as duas mulheres me ajudando a lidar com isso. A interpretação desse sonho foi uma terapia pra mim.

Veja Mais
Categorias
Angela Simone

Ângela Simone

Olá, seja bem-vindo(a) ao blog “A Chave dos Sonhos”! Meu nome é Ângela Simone, tenho 48 anos, sou funcionária pública e uma apaixonada pelo fascinante universo da interpretação dos sonhos..

Ângela Simone

Meus Favoritos